2-15-dicas-para-o-bom-controle-glicemico
Share

Como conseguir manter o diabetes controlado, diante de tantas adversidades do dia-dia? Pensando nisso, para nos mantermos com muita saúde (e alegria), separamos algumas dicas que valem ouro para aproveitarmos sem esquecer o nosso bem-estar!

1. Equilíbrio e moderação: segredo do sucesso

Mesmo que apareçam muitos compromissos e os dias sejam conturbados, é muito importante não abandonarmos nossa rotina: cuidar da alimentação diária, dos exercícios, da qualidade do sono. E se por acaso você achar que se deixou levar em algum momento, considere equilibrar um pouco mais sua dieta, ingerir bastante líquido, deixar seu corpo se recompor. Lembre-se sempre: o diabetes não tira férias.

Por isso, no dia a dia, procure levar uma vida normal, sem abusos. E tudo tende a ficar sob controle.

2. Faça refeições mais leves

Procure consumir alimentos leves como frutas, saladas com verduras e legumes variados, gelatinas, carnes magras como o peixe.

Estes alimentos são digeridos mais facilmente e por isso evitam desconfortos intestinais. Além de fornecerem poucas calorias, o que pode ser positivo para quem não quer ganhar quilinhos extras e ficar com as glicemias nas alturas.

Além da água, beba outros líquidos, como: chás e sucos sem açúcar, que são ótimas pedidas.

3. Bebida alcóolica

Sabemos que vira e mexe em nosso dia-dia a polêmica bebida alcóolica sempre aparece. Como fazer? Nunca beba nada de estômago vazio, e sempre intercale muita água com a bebida.

Monitore MUITO sua glicemia durante todo o período para evitar as indesejáveis híper e hipoglicemias. Algumas bebidas, como o vinho, podem provocar hipoglicemia horas depois da ingestão. Converse com seu médico para entender como isso funcionaria para você, já que cada corpo se comporta de forma única.

E o que prevalece, nesses momentos é uma regra para a vida: tudo deve ser feito com moderação. Assim, não teremos problemas!

4. Fracione suas refeições

As tão faladas 6 refeições diárias aqui podem ser grandes aliadas do controle glicêmico e do metabolismo acelerado. Além disso, alimentar-se na quantidade certa e praticando exercícios físicos é o caminho correto para equilibrar os possíveis deslizes que às vezes cometemos nessa época.

Vale lembrar, claro, que os lanchinhos entre as refeições precisam ser saudáveis, como frutas, iogurtes, castanhas e etc.… converse com seu médico, e quando recomendado por ele, um nutricionista, para orientá-lo sobre quais são as melhores opções para você!

5. Não deixe os exercícios de lado

Nada mais eficaz do que malhar para, manter seu preparo físico. Seja numa academia, em um parque ou em seu bairro mesmo, faça algo que lhe traga prazer e ao mesmo tempo queime calorias e glicemia. Dance, jogue bola, pedale, treine. Seja o que for, você estará relaxando e fazendo um bem enorme para seu corpo e boa saúde!

Pedalar, caminhar, nadar, andar no parque curtindo a natureza, participar de treinos ao ar livre. Vale tudo para se mexer!

6.Aproveite a jornada!

Você tem diabetes, mas isso é apenas um detalhe. Faça suas pontas de dedo, cuide da alimentação, exercícios e não se esqueça de andar com glicose no bolso. Com tudo isso em ordem, o que você precisa fazer nos dias de folga – sejam finais de semana normais ou um feriado prolongado – é simplesmente, aproveitar! Descanse, curta com a família e registre todos esses momentos para que possa relembrar de cada instante com a alegria de estar sempre saudável e feliz!

 

Sou Aline Peach, tenho 42 anos e 40 anos de Diabetes Tipo 1. Quer conhecer um pouco mais do meu trabalho? Acesse o site Clube do Diabetes e me siga no Instagram no perfil @clubedodiabetes

Aline Peach / Clube do Diabetes

Share