sintomas-do-edema-macular-diabetico
Share

O edema macular diabético é silencioso. Isso significa que apesar de apresentar poucos sintomas no início, o EMD vai se desenvolvendo sem que o paciente muitas vezes se dê conta. As complicações do EMD vão ficando mais sérias com o passar do tempo, e incluem:

  • Visão borrada;1,2
  • Imagens distorcidas;1,2
  • Alterações na visualização das cores;2
  • Manchas ou pontos flutuantes que se movem através do campo de visão.1

Simule a visão de uma pessoa com edema macular diabético (EMD)

sintomas do edema macular diabetico

Não espere a manifestação dos sintomas, visite o oftalmologista regularmente!

Pessoas com diabetes devem fazer visitas regulares ao oftalmologista e sempre que apresentarem qualquer alteração visual. O controle do diabetes, por meio da tomada de medicamentos como prescrito, de um estilo de vida fisicamente ativo e de uma dieta saudável, pode prevenir ou retardar o desenvolvimento do EMD e a perda de visão.1,3

Além disso, a detecção precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento regular da doença ocular diabética podem proteger contra a perda de visão. Se você apresenta sintomas do edema macular diabético consulte imediatamente um oftalmologista. Se não for tratado, o EMD pode causar perda severa da visão e até cegueira.2,3


Referências:

1. NIH-National Eye Institute. Facts about diabetic eye disease. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/diabetic/retinopathy Último acesso em janeiro de 2017.
2. American Academy of Ophthalmology. Macular edema symptoms. Disponível em: https://www.aao.org/eye-health/diseases/macular-edema-symptoms Acesso em janeiro de 2017.
3. World Journal of Diabetes. Diabetic retinopathy – ocular complications of diabetes mellitus. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4398904/ Acesso em fevereiro de 2017.

Share